Como podemos te ajudar?

Faculdade Única abre seleção de artigos para próxima edição do periódico “Única Cadernos Acadêmicos”

por Caroline Bacelar

Até às 23h59 do dia 30 de junho, a Faculdade Única receberá artigos acadêmicos para serem corrigidos e publicados de forma gratuita no periódico virtual “Única Cadernos Acadêmicos”. O tema da próxima edição será “Ciências da Saúde e Humanas” e todos que tiverem interesse em publicar artigos dessas áreas, ou correlatas, podem enviar os trabalhos para o endereço de e-mail “[email protected]” até a hora e a data determinadas.

O “Única Cadernos Acadêmicos” é um periódico quadrimestral das Faculdades Única de Contagem, Ipatinga e Timóteo e devidamente reconhecido e inscrito pelo Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN)  2594-9624. Lançado em setembro de 2015 no intuito de homenagear todo o conhecimento científico gerado pela comunidade acadêmica da região, atualmente o “Caderno” vai para sua 15ª edição e seleciona trabalhos conforme o tema da série que variam de acordo com as quatro áreas do conhecimento.

Não é necessário ter ligação estudantil com a Instituição para enviar artigos a serem publicados. Para a próxima edição, estão sendo aceitos e selecionados trabalhos das áreas de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Odontologia, História, Geografia, Comunicação Social e todas aquelas que incluem as ciências humanas e da saúde. O “Caderno” é um material virtual e gratuito ao leitor, da mesma forma que não tem custos para os autores publicarem os artigos por meio do periódico. A bibliotecária da Faculdade Única de Ipatinga e editora do “Única Cadernos Acadêmicos”, Melina Lacerda, pontua: “a ciência deve ser universal e democrática, todo mundo tem que ter acesso. É uma coisa que a gente defende como Instituição e trabalhador da educação. Estamos abertos para estudantes, professores, funcionários e para a comunidade no geral, enfim, para quem quiser publicar”.

Diferente dos que cobram pelo serviço, no projeto “Única Cadernos Acadêmicos” há corretores anônimos que corrigem gratuitamente os artigos a serem publicados de acordo com as normas acadêmicas. Melina ainda destaca: “este periódico foi indexado pelo Latindex, principal indexador da América Latina, que formula um ranking de periódicos de qualidade e foi fomentado pela Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM)”. Dessa forma, há emissão de certificados tanto para quem corrige quanto para os autores que publicam. Esses documentos são validados e agregam valor ao Curriculum Lattes dos participantes.

 

 

Uma “Ode à Ciência”

A última edição publicada do “Única Cadernos Acadêmicos” foi lançada no dia 31 de maio de 2020. O tema da vez seria “Exatas e Tecnologias”, entretanto, devido todo o contexto de Pandemia que se vive atualmente, a ideia foi fazer uma homenagem ao conhecimento científico como um todo, uma verdadeira “Ode à Ciência”.  Melina explica essa escolha: “Os nossos alunos estão em casa e precisando de motivação para estudar, para manter a força em suas graduações. A ideia foi solicitar a quem quisesse participar que escrevesse como se relaciona com a ciência, o que a ciência trouxe de positivo na vida de cada um”.  O resultado desse trabalho pode ser lido gratuitamente pelo site da Faculdade Única, clique aqui e confira.

Muito além de ser apenas um projeto, o “Única Cadernos Acadêmicos” é uma realização para Instituição e uma forma de valorizar a educação e o conhecimento como um todo. “A Ciência é um meio de nos tirar de qualquer crise, principalmente essa que vivemos agora. Afinal, vamos precisar de cientistas na área da saúde para pesquisar a cura e os desdobramentos desse vírus, vamos precisar na área de exatas, por exemplo, dos engenheiros que construíram os hospitais de campanha, os economistas que vão estudar meios de contornar qualquer problema financeiro que isso tudo pode gerar. Da área de humanas, psicólogos, historiadores, estudiosos do comportamento… enfim, vamos precisar de todas as áreas do conhecimento para tirar a gente dessa Pandemia”, destaca Melina. “Então, enquanto instituição educacional, entendemos a responsabilidade de motivar e auxiliar na produção e divulgação de conteúdos científicos, e corremos atrás disso”.

 

Postar um Comentário