Como podemos te ajudar?

Faculdade Única de Ipatinga retorna às aulas com Seminário Integrativo da Psicologia

Coordenação do curso organiza palestras sobre temas atuais da área profissional

Por Caroline Bacelar

O retorno às atividades acadêmicas da Faculdade Única de Ipatinga foi marcado por mais um Seminário Integrativo da Psicologia. Nos dois primeiros dias de aula, 10 e 11 de fevereiro, foram apresentados aos estudantes do curso três palestras e um vídeo educativo acerca de temas atuais dessa área profissional.

Professor Cleber Oliveira ministrando palestra sobre saúde mental dos estudantes

A primeira palestra, ministrada pelo professor Cleber Oliveira, abordou a saúde mental do estudante universitário a partir de dados e referências. Pesquisas apontam que o sofrimento psíquico aflige cerca de 30% dos estudantes brasileiros, sendo que quase 18% dos trancamentos em universidades do país foram por questões psicológicas. Diante de estatísticas tão alarmantes, percebe-se a importância de refletir sobre tal assunto entre os futuros profissionais da área de Psicologia.

Não menos importante e bastante atual, a segunda palestra, ministrada pelo professor Orlando Velozo, falou sobre um campo muito recente na área: a atuação dos psicólogos em cenários de desastres e emergências. Essa linha de pesquisa ganha cada vez mais espaço devido a crescente necessidade em nosso cenário contemporâneo. É de suma importância para qualquer área de estudo estar antenado em novidades e campos de atuação em crescimento, o que é um dos focos entre os docentes da Faculdade Única.

Feminicídio

A palestra que abriu o segundo dia de evento foi ministrada pela professora Alcina Gonçalves e tratou de um tema bastante relevante: o Feminicídio. “Este termo se trata da violência contra a mulher que leva à morte. No Brasil é considerado um crime hediondo, praticado contra as mulheres em razão da condição de ser do sexo feminino”, explicou Alcina.

Feminicídio em pauta com a professora Alcina Gonçalves

Ao trazer dados e reflexões alarmantes, a palestrante elucidou a importância de trabalhar esse tema com os futuros profissionais psicólogos, que em breve terão que lidar com os mais diversos problemas sociais. Para finalizar o Seminário Integrativo, Alcina Gonçalves junto à professora e coordenadora do curso, Anelise Resende, transmitiram aos alunos um vídeo sobre violência contra a mulher.

Foi desta forma que o Seminário Integrativo da Psicologia da Faculdade Única de Ipatinga abrangeu temas relevantes e atuais para os estudantes da área, com conteúdo e informações que muito agregam na formação.

 

 

Faculdade Única oferece apoio psicopedagógico aos seus estudantes

Por último e não menos importante, vale ressaltar que a Faculdade Única de Ipatinga oferece apoio psicopedagógico a todos os seus estudantes por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPSI). Com o intuito de auxiliar a comunidade acadêmica em suas questões profissionais e pessoais, pedagógicas e emocionais, o NAPSI desenvolve projetos individuais e coletivos, interna e externamente à instituição com os mais variados assuntos, dentre eles: acompanhamento de aluno com deficiência, auxílio na elaboração de slides, técnicas sobre como falar em público, gestão de tempo e organização dos estudos, programas de orientação profissional, ações e preparação para o ENADE e suporte na resolução de conflitos.

 

Postar um Comentário