Como podemos te ajudar?

Faculdade Única é selecionada em projeto do Governo Federal

Instituição é a única do Vale do Aço a participar do programa

Por Mara Veiga

O projeto desenvolvido pela Instituição foi liderado pelo setor da Coopex

A Faculdade Única foi uma das escolhidas para participar do Projeto Rondon, do Governo Federal e que é considerado um dos mais importantes projetos de extensão do mundo. A Instituição se inscreveu para participar de dois editais: Portal dos Sertões e Lobo-Guará, sendo que, deste último, o resultado será divulgado em fevereiro. Na operação Portal dos Sertões, a Faculdade Única foi a melhor instituição de Minas Gerais, no Conjunto B. Já na classificação geral, que conta com outros dois editais, ficou em 3º lugar.

De acordo com o coordenador de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Única de Ipatinga, Max Gonçalves, esta é a primeira vez que a Instituição participa da seleção e que o resultado não poderia ter sido melhor. “A escolha da Faculdade Única para participar deste projeto de grande importância nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e só reafirma o nosso compromisso e o reconhecimento do selo de instituição socialmente responsável, que foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)”.

O Projeto Rondon tem a coordenação do Ministério da Defesa, em parceria com diversos ministérios e com a Secretaria de Governo da Presidência da República. Ele é realizado também em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local sustentável de comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Operação Portal dos Sertões

O edital da operação Portal dos Sertões foi aberto para as instituições de ensino de todo o país. A Faculdade Única participou do edital do Conjunto B que abrange as áreas da Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Durante 15 dias, dois professores acompanharão 8 alunos, que serão selecionados por meio de edital. “Os alunos escolhidos terão que se doar neste projeto, mas será uma experiência única, que eles não encontrarão em nenhuma cidade aqui da nossa região”, afirmou o Diretor-Executivo do Grupo Educacional Prominas, William José Ferreira. “A troca de experiência e o aprendizado ao terem contato com a realidade destas comunidades com baixo IDH farão toda a diferença na formação do aluno. E incentivar a participação em projetos de extensão é um dos pilares da Faculdade Única”, completou.

O trabalho, que será realizado em cidades do interior da Bahia, consiste no desenvolvimento de ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades. Os alunos selecionados terão a chance de utilizar em campo o que aprendeu dentro das salas de aula. Entre as atividades que serão executadas estão oficinas, como a de educação ambiental para professores, saneamento básico e uso sustentável da água, reciclagem e agricultura familiar.

Postar um Comentário