Como podemos te ajudar?

Projetos de Extensão e Responsabilidade Social

Conheça algumas das nossas iniciativas transformadoras:

Melhor Idade

O que é esse Projeto?

Implantado em várias universidades, federais e particulares – mais de setenta cursos em todo território nacional, este trabalho tem significado uma alternativa para as pessoas de 3ª idade, que a sociedade marginaliza e exclui, numa fase da vida onde elas detêm uma experiência acumulada e sabedoria, constitui-se também num espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para um envelhecer sadio e digno, sobretudo na tomada de consciência da importância de sua participação na sociedade.

As mudanças educativas desencadeadas pelo Projeto Melhor Idade vão além, num efeito multiplicador social. O idoso assume papel efetivo de educador ao contribuir para que a família- filhos, netos – ou os grupos sociais a que pertencem adquiram novos referenciais para a análise do meio e a definição de posições de intervenção na sociedade. Tornam-se assim, mais participativos. O aumento no nível de participação pode ser explicado pelo fato dos alunos adquirirem conhecimentos das mudanças biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento, aceitando melhor os limites e desafios que os cercam.

Qual o objetivo do Projeto?

Contribuir para o rompimento da situação de marginalização e exclusão social que o idoso atravessa no contexto brasileiro, resgatando a identidade e a cidadania, Possibilitar, através de fundamentação teórica, a construção de conhecimentos destinados a explicar o processo básico do envelhecimento em seus aspectos bio-psico-sociais, além de Enfatizar as relações sociais dos idosos, criando condições para o desenvolvimento da criatividade e da formação de novas relações.

Onde e quando acontece o Projeto?

Horário Faculdade com a Melhor Idade – 2018 Ipatinga
Dia da semana Disciplina Horário
Quinta-feira Dança

Professor Jorge

13h30 min

às

15h10 min

Quinta-feira Ginástica Cerebral

Luciana Ulhôa

15h30min

às

17h10 min

Terça-feira Coral/Técnicas vocais

Professora Danielle Moreno

13h30 min

às

15h10 min

Terça-feira Psicologia

Professora Pollyanne Hemétrio

15h30min

às

17h10 min

Horário Faculdade com a Melhor Idade – 2018 Timóteo
Dia da semana Disciplina Horário
Terça-feira Dança

Professor Jorge

13h30 min

às

15h10 min

Terça-feira Psicologia

Professora Katsue

15h30min

às

17h10 min

Quarta-feira Ginástica Cerebral

Professora Luciana Ulhôa

13h30 min

às

15h10 min

Quarta-feira Teatro

Professora Daniela Alves

15h30min

às

17h10 min

Única Social

O que é esse Projeto?

O objetivo da atividade é promover constantemente a facilidade de circulação da comunidade que circula dentro do espaço universitário para a inclusão na sociedade dos alunos com necessidades educacionais especiais. Mas não só deles, como também de familiares, colegas, funcionários e visitantes.

A importância de se tratar o assunto com maiores cuidados e quais atitudes podem ser tomadas de forma a efetivar a sensibilização do outro e a facilitar o convívio de uma forma geral é a função do projeto. Também identificar e monitorar constantemente quais barreiras chamam a atenção, sejam limitações físicas ou atitudinais, pensando em propostas para superá-las, e prezando a segurança de todos.

Pode-se considerar o direito de locomoção de todos os alunos, em todo o espaço e, para isto, devem oferecer condições de acessibilidade físicas. Os ambientes devem ser constituídos por uma estrutura física adequada que garanta o bom desempenho nas atividades ligadas à locomoção, independente das restrições ou habilidades que um estudante possa apresentar. Assim, os locais acadêmicos devem sempre oferecer, a todos, igualdade de condições para acesso, permanência e acessibilidade física adequada, para que obtenham uma circulação com mais segurança, confiança e comodidade.

Objetivo

  • O principal objetivo buscado é diagnosticar e monitorar as condições de acessibilidade para portadores de necessidades especiais na instituição acadêmica, motivado pela necessidade de locais adequados e que preparados para receber toda a sociedade, sem que haja discriminação, exclusão, para que as pessoas com necessidades especiais se sintam integradas na sociedade;
  • Contribuir através dos conhecimentos específicos do arquiteto urbanista para organização do trabalho e ações desenvolvidas nestes espaços;
  • Elaborar, sempre que necessário, programas, projetos e serviços na área que possam contribuir para a melhoria das condições de vida do segmento da população acadêmica;
  • Melhorar o campus de forma acessível para atender as necessidades prezando a segurança de todos.

Equipe de Corrida Única

O que é esse Projeto?

A corrida de rua está tendo um grande destaque no cenário nacional sendo o segundo esporte mais praticado no Brasil, em nossa cidade não é diferente.

A corrida é a forma de exercício mais comum e democrático, tornando se uma atividade física regular para indivíduos das mais variadas idades e de ambos os sexos que almejam a prevenção e a promoção da saúde, com melhora física, fisiológica, psicológica, cognitiva e inclusão social do indivíduo através da busca por atividades físicas prazerosas. Para os praticantes desse esporte a corrida de rua é o grande momento de superação e também de realizações pessoais Recentemente, a relação atividade física e saúde vem sendo gradualmente substituída pelo enfoque da qualidade de vida, o que tem sido incorporado ao discurso da Educação Física e das Ciências do Esporte. Esse fato observado nos eventos científicos, nacionais e internacionais, realizados nos últimos anos, enfatiza tal relação.
A corrida ajuda a melhorar a postura, desenvolve a coordenação motora, agilidade, a flexibilidade, o fortalecimento das articulações e dos membros inferiores, aumenta a capacidade pulmonar, elimina toxinas, aumenta os reflexos, reduz o porcentual de gordura corporal, ajuda no processo de socialização e desinibição, diminuindo a agressividade e reforçando a autoestima.

O Grupo de Corrida Única busca Promover a qualidade de vida da população geral e universitária, com foco em
educação, saúde e lazer através dos processos pedagógicos para aperfeiçoamento e treinamento das corridas e caminhadas. Tornando-se referência na implementação de modelos para aperfeiçoamento e treinamento das corridas e caminhadas e execução de eventos (corridas de rua e outros), para público geral e universitário.

O projeto contem, programa esportivo, socioeducativo, fundamentado na participação, formação, inclusão e no rendimento para a valorização humana, contribuindo para a promoção social e a melhoria da qualidade de vida.

Clínica Escola

O que é esse Projeto?

A Clínica Escola da Faculdade Única faz parte do programa de responsabilidade social da instituição e foi criada para os acadêmicos dos cursos da área de saúde desenvolverem atividades educativas e práticas na área curativa.

É ofertada a comunidade assistência especializada, bem como ações de caráter preventivo. Cada setor foi cuidadosamente planejado, dispondo de equipamento de alta tecnologia para avaliação, protocolos avançados de tratamento e prevenção de agravos, garantindo qualidade no atendimento.

Como serve aos alunos?

Na Clínica Escola, os alunos vivenciam, na prática, as experiências da profissão. Nesse ambiente, com a supervisão de professores renomados e com ampla atuação na área da saúde local e regional, os alunos atenderão a comunidade desde a triagem, diagnóstico até a conclusão do tratamento.

Além disso, os alunos terão em funcionamento diversos laboratórios no qual será desenvolvido atividades de ensino e extensão, que já está sendo oferecido a comunidade acadêmica de nossa cidade e região.

Como serve à comunidade?

A Clínica Escola atende e acompanha, pessoas do Vale do Aço e região. Na clínica escola, os alunos, sob a coordenação dos professores, atenderão a comunidade na prevenção e promoção da saúde por meio de projetos diferenciados nas diversas perspectivas de atuação do profissional.

Quais os serviços que são oferecidos na Clínica Escola?

Fonoaudiologia:

  • Voz
  • Fala
  • Linguagem
  • Aprendizagem
  • Reabilitação Vestibular
  • Exames de Audiometria
  • Exames de Imitanciometria
  • Audiometria Comportamental

Psicologia

  • Psicodiagnóstico
  • Psicoterapia

Serviço Social:

Nossa expectativa é de oferecer cada vez mais um serviço de qualidade tanto à comunidade acadêmica, nossos alunos, como retribuir à toda comunidade do Vale do Aço e de toda a região serviços de excelência e qualidade profissional.

Educação que transforma vidas!